Redução de estômago – Quem Pode Fazer?

A cirurgia bariátrica é indicada de acordo com preceitos médicos e requisitos que devem ser seguidos antes de optar-se por um procedimento tão drástico.

O tratamento da obesidade passa, inicialmente, pelo controle alimentar de prática de atividades físicas. Caso essa abordagem não apresente resultados satisfatórios, tenta-se o uso de medicamentos emagrecedores.

Quando nada disso faz efeito e não existem mais alternativas, a cirurgia bariátrica surge como uma solução eficaz. Dessa forma, observa-se que a cirurgia bariátrica é a última opção, sendo uma alternativa viável quando não existem mais opções.

Mas quais são os requisitos para que uma pessoa possa se submeter a essa cirurgia?

Índice de Massa Corpórea, idade e tempo da doença.

2012 01 04 Redução de estômago   Quem Pode Fazer?

Em relação ao índice de massa corpórea (IMC)  existem situações:

- Se o IMC for maior que 40 a cirurgia é indicada, independente da existência de comorbidades.

-Se o IMC estiver entre 35 e 40, e existirem  comorbidades, a cirurgia é indicada.

- Se o IMC estive entre 30 e 35 e existirem comorbidades graves, sendo constatada a intratabilidade clínica da obesidade, a cirurgia é indicada.

Em relação à idade, as regras são as seguintes:

A cirurgia é indicada para menores de 16 anos em casos de síndrome genética. Fora esse caso,  é preciso consentimento da família ou do responsável legal, sendo que eles devem acompanhar o paciente em todo o período de recuperação.

Dos 16 aos 65 anos não existem restrições no que diz respeito à idade.

Para pacientes acima de 65 anos é preciso uma avaliação pela equipe multidisciplinar. Aqui leva-se em conta se existem ou não comorbidades, qual a expectativa de vida do paciente e quais benefícios  o emagrecimento pode trazer.

Em relação ao tempo da doença, é preciso que o paciente apresente IMC e comorbidades que justifiquem a cirurgia há, pelo menos, dois anos. Além disso, é preciso que tenham sido feitas todas as tentativas de tratamentos clínicos disponíveis, sem resultados.

Algumas situações são consideradas adversas à realização da cirurgia, como doenças genéticas, presença de transtorno psiquiátrico sem o devido controle, incluindo-se aqui o uso de álcool e/ou drogas ilícitas, bem como limitação intelectual em pacientes que não possuam suporte familiar.

Por @belezaecabelos
About these ads

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s