Cirurgia Bariátrica gratuita e sem fila de espera…

Um dos projetos de maior sucesso na Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Programa de Cirurgia Bariátrica já superou a marca de 400 pacientes operados no Hospital Estadual Carlos Chagas. A cirurgia bariátrica, mais conhecida como cirurgia de redução de estômago, tem possibilitado mais saúde e qualidade de vida para um número cada vez maior de pacientes. O responsável pelo programa é o médico Cid Pitombo, mestre e doutor em cirurgia e membro do Comitê de Educação Continuada da Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e também membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Implantado em dezembro de 2010, o programa do Governo do Estado fez mudar um cenário no Rio de Janeiro. Em 2010, por exemplo, antes da entrada do Estado no serviço, foram feitos em todo Rio de Janeiro apenas 16 cirurgias bariátricas. O crescimento entre 2010 e 2011 é de mais de 2.400%, atendendo pacientes do SUS, moradores de 30 municípios do estado.

O Programa de Cirurgia Bariátrica conta com 100% das cirurgias realizadas por videolaparoscopia, técnica menos invasiva e mais segura;  UTIs exclusivas para este perfil de paciente e com o único tomógrafo para obesos da América Latina

Para se candidatar a uma cirurgia bariátrica no Programa do Estado, o paciente deve procurar um atendimento ambulatorial mais próximo de sua casa para que um médico faça uma primeira avaliação se a cirurgia é necessária ou não. Se a operação for indicada, o médico solicita uma segunda avaliação para a Central de Regulação de Cirurgia Bariátrica do Estado, que encaminha o pedido de forma online ao Hospital Estadual Carlos Chagas. O paciente é contatado e tem uma consulta de avaliação marcada. E, importante, não há fila de espera.

O paciente que tiver Índice de Massa Corpórea dentro do indicado (maior que 40kg/m² ou maior que 35kg/m² quando associado a fatores de co-morbidade, como hipertensão e diabetes, entre outros), que preencham os pré-requisitos do Ministério da Saúde e não tiverem doenças graves associadas são avaliados, preparados e operados. A equipe do médico Cid Pitombo também acompanha todo o pós-operatório especializado, com orientações de nutricionista, psicólogo e avaliação periódica pelo cirurgião.

FONTE: Ministério da Saúde

About these ads

29 thoughts on “Cirurgia Bariátrica gratuita e sem fila de espera…

  1. Olá Viviane, bom dia!
    Siga os seguintes passos:

    1º – Procurar o posto de saúde ou clínica da família mais próximo a residência
    2º – Marcar consulta com o Clínico Geral
    3º – Estando a sua amiga dentro do perfil para bariátrica (IMC 40, CO-MORBIDADES TIPO DIABETE, HIPERTENSÃO, ENTRE OUTROS) o clínico fará o encaminhamento solicitando a cirurgia para central de regulamento. Informe que deseja operar no Hospital Carlos Chagas com a equipe do Dr Cid Pitombo.
    4º- A central de regulação encaminha para o Hospital Carlos Chagas e eles farão o contato direto com a sua amiga para iniciar os procedimentos pré operatórios.

    Segue o telefone do serviço de cirurgia bariátrica do Hospital Carlos Chagas – (21) 2541-6796

    Espero ter ajudao.

    Abraços

    • oi meu nome é guilherme estou com 175 kg, estou ficando com dificuldades respiratória e preciso de cirurgia de redução de estomago e não to conseguindo atendimento para pegar um encaminhamento para o carlos chaga que e perto de minha casa.
      moro em vila valgueire e fui na clinica da família de madureira e do meia ….
      na estou conseguindo autorização .

      • Oi Guilherme, bom dia! Volte ao posto e converse com o clínico, ele não pode negar este encaminhamento visto seu peso. Qq dificuldade volte a me contactar com o telefone do posto e nome do médico que está negando a guia…vamos ver o que conseguimos. Boa sorte!!!

  2. Tenho uma amiga que se encaixa no perfil, porém mora no Estado de São Pulo, mas precisamente numa cidadezinha chamada Lagoinha, próximo a Taubaté. Seria possível operar no Rio com esta equipe?

    • Oi Giselle, td bem?!
      Ela teria que se cadastrar no posto de saúde com o seu endereço. Vc deve fazer uma declaração informando que ela reside neste endereço (no seu) e juntar um comprovante. Marcar a consulta com o clínico e ele fará o diagnóstico da necessidade da cirurugia. Em posts abaixo informo extamente como é o procedimento para operar pelo SUS. A equipe do Carlos Chagas do Dr. Cid Pitombo é multidisciplinar e faz do pré atendimento, exames ao pós operatório. Leia os post abaixo e veja todo o procedimento. Qq dúvida estou a disposição.
      Um grd abraço e boa sorte para as duas!!!

  3. Bom dia. Estou com guia de referencia(encaminhamento) para o Carlos chagas, como devo proceder para a segunda avaliação e marcação online.

    Obrigada desde já.

    Márcia

    • Oi Márcia…em post abaixo dou todo informação sobre o procedimento para o Carlos Chagas e o telefone do setor…dá uma ligada tire tds as suas dúvidas e Qq dificuldade fale comigo…estarei a disposição. Abraços e boa sorte.

      • Oi, me chamo Laila, queria saber como marco a consulta? já estou com o encaminhamento para o Carlos Chagas, e agora não sei o que fazer. Você poderia me ajudar?

  4. Ola sou de brasilia e me opero
    dia 26 de novembro graças a DEUS esta bem perto tenho um vizinha que esta muito acima do mesmo e vive se escondendo porem ela nao tem nenhuma condição de fazer pó partícula aqui em Brasilia funciona do mesmo jeito o processo?
    Qual e o tempo de espera?

  5. OI ME CHAMO ERICA SOU DE BARRA MANSA JÁ FIZ TODOS OS PROCEDIMENTO DO POSTO DE SAÚDE E LÁ PEDIRAM PARA EU ESPERA UMA LIGAÇÃO QUE DEMORARIA DE 3 A 6 MESES E JÁ TEM 7 MESES E NINGUÉM ME LIGOU ATÉ AGORA E EU PRECISO MUITO FAZER A CIRURGIA POR QUE TENHO 135 KG E 164 DE ALTURA MEU IMC E DE 50 TENHO PRESSÃO ALTA DOR NAS COSTAS E PROBLEMA NO JOELHO QUE DIFICULTA MUITO A ANDAR EU NÃO ESTOU AGUENTANDO ANDAR DIREITO PRECISO MUITO DE AJUDA ESTOU PERDENDO ATÉ MINHA ESPERANÇA DE VIVER NÃO CONSIGO FAZER OS TRABALHO DE CASA E NEM ME DIVERTIR COM MEUS FILHOS MEU MARIDO NÃO DORME MAS COMIGO ELE DIZ QUE NÃO TERM MAS ESPAÇO PARA ELE NA CAMA ME AJUDEM POR FAVOR EU QUERIA VER MEUS FILHOS CRESCEREM JÁ PEDI AJUDA EM UM MONTE DE SITE NÃO SEI O QUE FAZER MAS SÓ DEUS NA MINHA VIDA

  6. oi me chamo valéria moro em Quissamã já fiz todos os procedimentos do posto de saúde e lá pediram par eu espera uma ligação e ate agora vai fazer 8 meses e ninguém me ligo por preciso fazer a cirurgia logo sou hipertensa tenho muitas dores nos joelhos e na coluna ,peso 117kg e1,57de altura meu IMCe47.47 por favor me ajude to perdendo as esperanças pois quero opera e emagrecer para viver uma vida feliz obrigada pela atenção

  7. Oi
    a minha sobrinha tem obesidade mórbida, ela ja foi consultada no Hospital do Avai em Itaperuna, só que la eles querem que a prefeitura que ela mora pague pela cirurgia ela mora em Cabo Frio. e esta muti dificil conseguir isso pela prefeitura, seria possivel ela fazer esta cirurgia no Chagas;

  8. oi!!! eu moro no rio mas sou de minas, recentemente fiz várias consultas lá e fui indicada a cirurgia porém é muito dificil pra mim poirs teria q ficar indo a bh por muito tempo e eu nao tenho tmepo pois estudo e nem dinheiro pra ficar neste vai e vem!!!! eu tenho tbm um encaminhamento de um médico aqui do rio só q este encaminhamento é de fevereiro de 2012!!!! teria como eu com os pedidos e exames de minas recorrer ao hospital carlos chagas aqui no rio????

  9. Olá me chamo Débora Santos fiz tudo certinho ja tem um ano e ainda não me chamaram tem com ver quantas pessoas ainda tem na nossa frente na fila ?

  10. gostaria muito de fazer a redução do estomago poque ja tenho pressão alta e diabete tenho 58 anos peso110kilostenho 1.53de altura moro em Santos SP

  11. oi quero tanto fazer essa cirurgia pois tenho 123k,32 anos tenho passado muito mal pressao alta enfim as doenças que a maioria dos obsos tem eu tenho;mas sou de minas gerais sera que tem jeito de fazer o que eu faço?muito obrigada .

  12. Bom dia, me chamo Marcella, já fiz todos os exames, estou aguardando uma ligação do hospital há mais de 3 meses e até agora nada. Fui na consulta com a nutricionista e no mesmo dia seria a da psicóloga, mas a profissional não se sentiu bem e dispensou os pacientes ficando de remarcar. Há previsão para ser chamada??

  13. OI fiz a inscrição tem 1 nao e até agora não fui chamada eles tem alguma site pra gente estar acompanhando em qual posição estamos na fila ?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s